(11) 4024.2984

Colégio Monteiro Lobato é 1º lugar no ranking do ENEM 2019 em Itu e Salto 

Levantamento do jornal Folha de S. Paulo aponta o “Monteiro” como a escola com o melhor desempenho da região no exame

Levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo, a partir da base bruta de dados divulgada pelo MEC (Ministério da Educação), aponta que o Colégio Integrado Monteiro Lobato obteve o melhor desempenho entre as escolas das cidades de Itu, Salto, Porto Feliz e Cabreúva no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019.

A tabulação realizada pela reportagem da Folha considerou instituições com mais de dez alunos da 3ª série do Ensino Médio participando do exame e/ou aquelas em que mais de 50% do total de estudantes realizou a prova. Ou seja, a metodologia seguiu os mesmos critérios que o MEC utilizava nos anos anteriores, quando o próprio governo apresentava os desempenhos comparativos entre as instituições no ENEM.

Desempenho de destaque

A comparação leva em conta a média geral das pontuações obtidas nas quatro áreas da prova objetiva (Ciências da natureza, Ciências humanas, Linguagem e Matemática) e na redação. Os alunos do “Monteiro” obtiveram a média de 655,53 pontos.

Considerando apenas a redação como critério de comparação, o colégio também foi líder absoluto na região. Com média de 806 pontos, o “Monteiro” se posicionou, inclusive, entre as 100 instituições do Estado de São Paulo com as notas mais altas de redação.

Trabalho em conjunto

Diretora do Colégio Integrado Monteiro Lobato, Celia Barsotti destaca que o excelente desempenho no ENEM é fruto do trabalho realizado em conjunto pelos alunos e por toda a equipe da instituição. “Nosso colégio está comemorando 30 anos, e acredito que um resultado como este comprova não apenas a qualidade do ensino que oferecemos aos nossos alunos, como também os valores que compartilhamos em nossas salas de aula”, destaca. “Faço questão de parabenizar os nossos estudantes, assim como toda a equipe pedagógica e as famílias parceiras”.

No início deste ano, o “Monteiro” comemorou também o ótimo desempenho obtido pelos alunos nos principais vestibulares do País e até mesmo de renomadas instituições estrangeiras, com 93% de índice de aprovação. “Encerramos um ciclo muito especial com a turma dos formandos de 2019, uma sala de jovens sempre críticos e dedicados. Fico muito feliz por saber que todos estão trilhando caminhos de muito sucesso”, ressalta Celia.

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Ana Paula Neves, o projeto pedagógico sólido do “Monteiro” é um dos grandes responsáveis pelo nível da formação oferecida no colégio. “Nossa equipe atua de forma unida, sempre trocando experiências com o objetivo de despertar novas reflexões e debates entre os alunos. Já há muito tempo trabalhamos de modo interdisciplinar, estimulando uma visão global e conectada dos conteúdos estudados com cada professor. Esta proposta pedagógica diferenciada é fundamental para que nossos estudantes estejam cada vez mais maduros e seguros, com uma formação realmente holística”.