(11) 4024.2984

Festival de Curtas do “Monteiro” recebe Moção de Congratulação da Câmara de Itu

Honraria foi entregue a alunos e professores do “Monteiro”, pelo vereador Ricardo Giordani

Após ser eleito o melhor projeto de Arte e Cultura do Sistema de Ensino Poliedro no Brasil, o FEC – Festival Estudantil de Curtas do Colégio Integrado Monteiro Lobato ganhou mais um importante reconhecimento, representado por uma Moção de Congratulação da Câmara de Vereadores de Itu (SP).

Tanto os alunos do Ensino Médio quanto os professores orientadores do projeto, Claire Quirino e Marcelo Leite, receberam Moções, por indicação do vereador Ricardo Giordani.

As Moções foram entregues no início deste mês, quando os alunos do “Monteiro” foram convidados a participar de uma visita monitorada à Câmara. Além de receberem explicações sobre a origem e os símbolos de Itu (Brasão, Bandeira e Hino), os alunos puderam conhecer mais sobre a história e o funcionamento da própria Casa de Leis e as competências dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Foto: Divulgação / Câmara de Vereadores de Itu

Presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Ricardo Giordani destaca a qualidade do trabalho desenvolvido no “Monteiro”. “Acompanhei o Festival Estudantil de Curtas e notei que, além de perfeitamente elaborado pelos alunos, professores e coordenadores do Colégio Integrado Monteiro Lobato, os projetos elevam o nome e a história da nossa cidade e dos ituanos. Mais uma vez, gostaria de parabenizar todos os envolvidos”, ressalta o edil.

O FEC – Idealizado como uma alternativa aos métodos de avaliação tradicionais, a fim de estimular a reflexão crítica dos alunos sobre temas cotidianos, o Festival Estudantil de Curtas do “Monteiro” chegou à 4ª edição em 2019. Este ano, o tema dos trabalhos foi “Se a História fosse nossa”.

Orientados pelos professores de Português e História, Claire Quirino e Marcelo Leite, os estudantes desenvolveram curtas-metragens a partir de reflexões sobre a temática central, além da elaborar caderno de pesquisa e entrevistas.  Após meses de produção, os curtas foram avaliados por uma banca de jurados técnicos e premiados em cerimônia realizada no final de novembro.

Foto: Divulgação / Câmara de Vereadores de Itu

“Ficamos muito felizes com mais um importante reconhecimento ao trabalho realizado por nossos alunos e educadores, desta vez, por autoridades municipais”, destaca Celia Barsotti, diretora do “Monteiro”.