(11) 4024.2984

Com aulas de Canto Coral, Colégio Monteiro Lobato reforça aprendizagem e socialização no Ensino Fundamental

Canto Coral oferece vários recursos para o desenvolvimento da concentração, do respeito, da escuta e da criatividade

O corpo canta! Cantar é uma das primeiras manifestações artísticas do homem, sendo a voz o seu primeiro instrumento. E engana-se quem pensa que os benefícios do canto se limitam às sensações de alegria e bem-estar. O canto Coral desenvolve atenção, concentração, coordenação, memória, postura e respiração, além de promover a socialização e a habilidade de escuta.

Com o propósito de oferecer uma formação cada vez mais completa, o Colégio Integrado Monteiro Lobato, de Itu (SP), incluiu no início deste ano as aulas de Coral na grade do Ensino Fundamental I. Em encontros semanais oferecidos no período da manhã e da tarde, os alunos do segmento se reúnem com o intuito de desenvolver a técnica vocal e a musicalidade, ampliando os recursos desse maravilhoso instrumento chamado VOZ.

As aulas são comandadas pela professora Claudia Ferraro, que possui ampla formação em regência, além de inúmeros cursos com maestros renomados. Desde 2011, a educadora iniciou suas pesquisas sobre os recursos da Música para auxílio na reabilitação de afasia (perda da fala), pós-AVC.

Alunos motivados – Claudia observa que, para um primeiro contato com o Canto Coral, já é possível observar o interesse e a participação dos alunos, “motivados pela alegria que reflete o ‘fazer musical’”, destaca. As aulas no “Monteiro” são divididas em dinâmicas de atenção e percussão corporal, aquecimento (relaxamento, respiração e vocalizes), desenvolvimento de repertório, memorização das letras e melodias (trabalhando a capacidade de concentração e escuta) e interpretação, afinação e dinâmica.

A professora ainda ressalta que, quanto mais cedo se possibilita o contato das crianças com o Canto Coral, mais natural essa atividade se torna. “Alinhar o repertório à faixa etária também se faz necessário para manter o nível de interesse e despertar a curiosidade musical”, avalia. “O ato de cantar em coral torna a criança mais segura e confiante, sabendo que faz parte de um grupo e se apresentará com os amigos. O Canto Coral oferece vários recursos para o desenvolvimento da aprendizagem, concentração e socialização, aliados ao respeito, à escuta e à criatividade”.