(11) 4024.2984

Colégio Monteiro Lobato propõe novo olhar sobre sistemas de avaliação 

Turmas do Ensino Médio desenvolveram atividades multidisciplinares como parte das avaliações da 2ª etapa

Ao longo da semana passada, o Colégio Integrado Monteiro Lobato encerrou mais um ciclo de diferentes atividades interdisciplinares realizadas pelas turmas da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio.

Por meio dos projetos, desenvolvidos em grupo pelos alunos, a instituição propôs um olhar diferenciado sobre os sistemas de avaliação tradicionais, que muitas vezes apenas reproduzem um formato padronizado e pouco eficaz de análise do aprendizado.

Como parte do conjunto de avaliações da 2ª etapa do calendário letivo, os projetos foram divididos em dois eixos temáticos. Para o bloco de História, Literatura, Sociologia, Filosofia, Produção de Texto, Português e Arte, a 1ª série trabalhou o tema “Oriente-se”, enquanto a 2ª série abordou o tema “Conexões África / Brasil”. Já no bloco de Biologia, Geografia e Química, os estudantes das duas séries desenvolveram produção sobre crimes ambientais e seus impactos globais.

Por meio de atividades desenvolvidas desde o início de junho, incluindo pesquisas, debates, salas temáticas e produções textuais e de banners, os professores propuseram avaliações diferenciadas, fugindo do senso comum de que as provas devem fazer parte de um processo desgastante e estressante.

“Ficamos muito satisfeitos com os trabalhos apresentados e com o envolvimento dos alunos. Para todos nós, fica muito claro que é possível desenvolver novas estratégias para despertar o interesse dos adolescentes pelos conteúdos ensinados em sala de aula”, destaca Ana Paula Neves, coordenadora pedagógica do Ensino Médio.

Confira mais fotos da atividade em nossa página no Facebook!