(11) 4024.2984

Colégio Monteiro Lobato promove encontros sobre dilemas da adolescência com alunos e pais

Atividades foram supervisionadas pela psicóloga Leticia Rodrigues da Silveira

Os tempos mudam, a comunicação se expande, a tecnologia avança e, consequentemente, ser adolescente também se transforma. Esse foi o mote dos encontros realizados na última semana de junho pelo Colégio Integrado Monteiro Lobato, promovendo o encontro de alunos e famílias parceiras com a psicóloga Leticia Rodrigues da Silveira.

Após demandas observadas ao longo do primeiro semestre, tanto em tutorias com os estudantes quanto em atendimentos aos pais, a direção do “Monteiro” optou pela criação de um espaço formativo e de diálogo para as famílias parceiras. Mediados pela psicóloga especialista, os encontros trataram temas que permeiam o universo adolescente e que muitas vezes causam dúvidas e conflitos.

Destinado aos pais e responsáveis dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e das turmas do Ensino Médio, o primeiro encontro ocorreu na noite da última terça-feira (25), com o tema “Vivência do adolescente”. Na ocasião, a profissional conduziu o diálogo sobre a família e o papel desafiador dos pais de adolescentes frente às demandas de nosso tempo.

Na sexta-feira (28), foi a vez dos alunos participarem da roda de conversa com a psicóloga Leticia, sobre experiências e emoções dos jovens. Acompanhada do professor de História Marcelo Leite, a profissional apresentou frases sobre situações do cotidiano adolescente. Após a reflexão, os estudantes tiveram que manifestar se concordavam totalmente, parcialmente ou discordavam do conteúdo.

“Muitas vezes a adolescência assusta os pais. Nessa fase, o diálogo é fundamental, inclusive para que os filhos tenham liberdade para se desenvolver e adquirir personalidade própria”, destaca Ana Paula Neves, coordenadora pedagógica do Ensino Médio. “Como uma instituição verdadeiramente parceira, o ‘Monteiro’ procura dar todo o suporte e orientação para que as famílias lidem da melhor maneira possível com os desafios típicos dessa fase”.